quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tecnologia e Mente: A Expansão dos Limites







Meu corpo é virgem em termos eletrônicos. Não faz parte de mim nenhum chip de silício, nenhuma implantação na retina ou no labirinto, e nenhum marca passo. E nem uso óculos (porém eu uso roupas), mas eu estou lentamente me transformando mais e mais em um ciborgue. E você também. (Andy Clark)



Você já parou para perceber o quanto somos dependentes de certos mecanismos que são externos a nosso aparelho empírico (material) para que possamos realizar um exercício mental mais satisfatório? Será que tal dependência evidencia algo diante de nossa condição humana?

Esses e outros questionamentos, o filósofo citado no início desta matéria se coloca, percebendo que estamos desde o nosso nascimento sendo inseridos em um universo que tende a transformar humanos em Ciborgues. Parece assustadora a ideia, dado que podem imaginar milhões de fios sendo inseridos em nosso organismo para que sejamos fundidos a máquinas com tecnologias avançadas, e assim passaremos a sucumbir diante do Império Tecnológico.

Nada é tão catastrófico quanto parece. Somos todos produtos de recursos e extensões mentais que facilitam nossas atividades e talvez até superem nossas expectativas. Para que possamos nos dar conta do quanto estamos nos fundido com a tecnologia, faça a seguinte pergunta a si mesmo: O que há em mim que me foi incutido pela própria natureza humana? Certamente você irá perceber que é somente seu corpo, seu aparato biológico, orgânico. E todo o resto? Roupas, brincos, celulares, maquiagens, computadores, lentes de contato, óculos, aparelhos dentais... Tudo isso é produto da tecnologia desenvolvida por nossas mentes, tudo isso é resultado de um exercício de gerações em busca de uma extensão fora dos nossos crânios, para além de nossos cérebros, produto da mente, com a qual a própria mente passa a coexistir e necessitar. Mente não é mais somente a atividade de nossos cérebros, mente também é sua calculadora, seu computador, sua caneta, sua linguagem, mente é também o mundo.

Estamos todos caminhando para esse cyber humano, as investigações acerca de nossos aparelhos cognitivos, de nosso cérebro e mente, cada dia mais se tornam consistentes e precisas, estamos nos fundindo com todo o universo alheio a nosso aparelho biológico, superando o dualismo entre o corpo e a mente, percebendo que embora nosso corpo possua mente, a mente não é só corpo, ela é mais que o corpo, ela é o mundo e toda sua matéria.

Não demorará o dia em que nossos corpos estarão metade vivos e metade ligados, respirando e trocando nossas baterias, entrando em um estágio pós-evolutivo, um estágio marcado pela Engenharia, Tecnologia, Informática, Neurociência...

Hipérboles a parte, tal avanço na condição humana embora possa parecer perigoso ou assustar, já o estamos realizando, de forma mais branda, seu ponto mais alto, será a superação do natural, a supremancia de mentes sobre as condições impostas pela natureza, levando nossos corpos para além de sua limitação biológica, proporcionando um ato evolutivo tal qual o animal que em bilhões de anos sofreu adaptações para sobreviver ao ambiente, nós faremos a nossa própria adaptação a qualquer ambiente que possa surgir, nós por ato de nossa vontade e por meio de nossas mentes, não mais ficando a mercê das contingências da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário